domingo, 10 de junho de 2012

Lambuze-se!


Dia desses tive um sonho bem engraçado. Sonhei que estava para fazer uma tatuagem nas costas. Era noite, o lugar era um estúdio cheio de fotos na parece e, enquanto eu estava deitado na maca, a tatuadora começou a traçar o rascunho do que marcaria no meu corpo. Começamos a conversar trivialidades e ela me perguntou de onde vinha a ideia para a tatuagem, se eu tinha visto em algum lugar, o que significava. No sonho, eu estava prestes a tatuar a frase "honey yourself" nas costas. Lembro vagamente do que eu respondi, mas sei que expliquei de onde vinha aquela expressão, o que ela significava e tudo mais. 

Acordei dando risada do sonho, mas não consegui deixar de pensar nele. Tinha lido há pouco tempo que os sonhos, geralmente, nos apresentam algumas questões que precisamos discutir em nossas vidas, mas que não damos espaço para elas. Aproveitando o momento de relaxamento provocado pelo sono, essas questões conseguem se manifestar naquele ambiente onírico, e plantam a semente da mensagem, alguma coisa que nos obrigue, depois, a pensar naquele assunto. 

Entretanto, o sonho era muito desconexo, uma tatuagem com uma expressão que eu nunca tinha visto, feita em um estúdio vagamente familiar. Tentei dissecar a cena ao máximo, e decidi começar pela expressão que tinha escolhido.

Joguei no google a frase e não achei nada relacionado. Não fazia a menor ideia do que poderia significar "honey yourself", não lembrava de ter ouvido isso em lugar algum, nem de ter lido nada parecido. Foi então que me lembrei da capa da Stylist de dezembro, com a chef de cozinha Nigella Lawson se lambuzando de caramelo. Caso eu tivesse que traduzir essa expressão, se ela aparecesse em um texto que eu estivesse trabalhando, ou se me deparasse com ela em algum artigo de alguma revista, livro ou qualquer outra coisa, com certeza optaria por "lambuze-se", no sentido de "se satisfaça", "aproveite bem", e por aí vai. 

E nem foi necessário pensar mais nesse sonho para entender o que eu mesmo queria me dizer. De um tempo para cá venho tentando saborear melhor os momentos felizes que vivo, aproveitar os instantes, as conquistas, e me lambuzar com resultados positivos. As minhas conquistas tinham se tornado muito burocráticas, sem ganhar o devido valor que mereciam. Minha vida estava sem doce, muito diet. E, por mais que eu aprecie uma culinária saudável, sem muitas gorduras e açúcares, de vez em quando não há nada mais recompensador que uma panela de brigadeiro para comer de colher... 


[para ouvir depois de ler: Eurythmics - Sweet Dreams]

Um comentário:

Diego disse...

ain.. acho que tem que cair de cabeça no caramelo, se lambuzar, quebrar tudoooooo!!!! acho elegante, acho a tendência.... e acho que vc realmente tem que tatuar "honey yourself", pq vc vai ter uma super história pra contar sobre o significado dessa frase!!! smaaaaack