segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Eu não sei dançar

Por duas vezes, nos últimos tempos, me perguntaram "quem é você?". Não era um tom psicanalítico, mas sim desses irônicos, quando querem questionar a pessoa levando em conta quem ela é, e não o que ela pensa.

Na primeira vez eu conversava com uma conhecida pelo twitter e discutíamos um programa de TV. Alguém, vendo que eu tinha feito uma comentário não-elogioso ao apresentador, veio com a clichê "quem é você para criticar?". Da outra fez, via Facebook, me fizeram a mesma pergunta, numa situação parecida.

O tom da pergunta não era esse, mas se fosse feita ao pé da letra, dificilmente saberia responder o questionamento. Existe até um quem sou eu ali do lado, mas é basicamente uma ficha padrão de perguntas e resposta preenchida burocraticamente. Dá para saber quem sou eu pelo perfil desse blog? Possivelmente, tem-se alguma noção.

Há várias formas de responder a essa pergunta. Algumas vezes tive que fazê-la, mas na maioria dos casos eu saí com alguma ironia, dei umas risadas de mim mesmo e mudei de assunto. Se me perguntassem agora, de forma mais séria, quem sou eu, a única resposta que me vem é que sou uma pessoa que não sabe dançar.

Mas isso não diz muito, pensaria alguém. Pode ser, mas aqui falo mais de dançar no sentido figurado, de tocar a vida de forma mais cadenciada, seguindo um ritmo, uma batida dada pelos fatos, pelos acontecimentos. Vou tocando essa vida de forma bruta, desajustada, até mesmo sem muita expressão ou técnica. No fim, minha vida é um desses grandes balés modernos onde o dançarino até tenta, mas nunca consegue repetir o espetáculo da noite anterior. O que, de fato, não a torna menos ou mais interessante…


[para ouvir depois de ler: Mad World - The Glee Project]

2 comentários:

Doc disse...

e dá para a gente formatar em textos quem somos????!! Sempre será a perspectiva de quem escreve...nunca a verdade. Existe alguém totalmente neutro na hora de responder esta pergunta???!!!
PS: A Diega disse que vc dança sim !

Diego disse...

Hahhaa o melhor foi a sua resposta no face pra essa pergunta: "i am dead!! trying to make a triple twist in the floor!" hahahahaha adoooorooooooo!!!

E flavs danca horrores, bate cabelo lindamente!!! bafo, tumulto e poder!!! Especialmente no deck da piscina do vision em um certo cruzeiro, devidamente acompanhado e com tudo registrado em video para a posteridade!! hahahaha